0
TODOS OS
PRODUTOS

Blog

MENU BLOG 24/01/2020

PLANEJAMENTO DA NAVEGAÇÃO

Uma boa preparação é fundamental para navegar com segurança. No que diz respeito aos itens afetos à Autoridade Marítima devem ser considerados aspectos como o estado de conservação da embarcação e o bom funcionamento dos seus equipamentos, a lotação máxima, os itens de primeiros-socorros e de salvatagem (boias, coletes salva-vidas, homologados pela Marinha, em quantidade e tamanho adequados para o pessoal embarcado, etc.) e se a tripulação tem a qualificação adequada às características do trecho a ser navegado, entre outros.

Cabe um destaque especial para o planejamento da navegação que abrange, resumidamente, a disponibilidade de cartas náuticas, do porto de saída, de toda a área de navegação e dos portos a serem visitados, considerando sempre a escala adequada para cada trecho; o conhecimento dos pontos geográficos notáveis e dos auxílios à navegação que servirão como referência de posição para a embarcação; conhecimentos sobre Aviso aos Navegantes; Avisos- Rádio Náutico e SAR; canais de comunicação via rádio, principalmente as frequências de socorro. Vale lembrar que grande parte da navegação normalmente ocorre fora da área de cobertura da telefonia celular

Uma outra opção para acessar os boletins meteorológicos, avisos de mau tempo, cartas sinóticas, modelos numéricos de previsão do tempo e Avisos Rádio Náuticos e SAR é instalar o aplicativo BOLETIM AO MAR disponível para smartphones das plataformas Android e IOS (Apple Store).

Também é importante conhecer os procedimentos de primeiros-socorros, os meios de contato com os Agentes da Autoridade Marítima (Capitanias, Delegacias e Agências) que tem jurisdição sobre a área a ser navegada; e os meios de contato com marinas e iates-clube a serem visitados.
O planejamento inicial, bem como as suas atualizações devem ser informados a parentes, amigos e à marina/porto de partida e atualizados sempre que possível.  

CADASTRE-SE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
Este Website utiliza cookies para auxiliar na sua navegação, melhorar sua experiência como usuário/a, melhorar o conteúdo de nosso site, direcionar conteúdo de marketing, fazer análises e relatórios estatísticos sobre o uso do site, tudo para te proporcionar a melhor experiência possível.
Saiba Mais